Rota da Paixão movimenta economia criativa e fortalece turismo religioso em Pernambuco


Espalhadas por todo o território pernambucano, as encenações da Paixão de Cristo ganham vida por meio do Ciclo das Paixões, edital da Secretaria de Cultura de Pernambuco que destina R$ 380 mil para fomentar a tradição cênica durante a Semana Santa. Em sua segunda edição, a iniciativa contemplou dez espetáculos em cidades do Litoral ao Sertão, valorizando a arte popular, promovendo a inclusão social e impulsionando o turismo e a economia criativa.

Com dez propostas selecionadas — entre produções de grande e médio porte — o projeto recebeu 40 inscrições de grupos teatrais interessados em recontar a história mais conhecida do mundo: a vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo. As apresentações acontecem entre os dias 16 e 20 de abril, com acesso gratuito ao público, atraindo milhares de moradores e turistas para cidades como Paudalho, Fernando de Noronha, Limoeiro, Serra Talhada, Recife, Petrolina, Gravatá, Petrolândia, Cabo de Santo Agostinho e Belo Jardim.

Para a secretária de Cultura, Cacau de Paula, o edital representa não apenas um incentivo às artes cênicas, mas também um mecanismo de desenvolvimento regional. “É uma forma de fortalecer o turismo, a geração de renda e o pertencimento cultural. Estamos falando de um impacto direto em comunidades, artistas, técnicos e pequenos empreendedores locais”, afirma.

Além de preservar uma tradição com raízes profundas na identidade pernambucana, o Ciclo das Paixões transforma praças públicas, igrejas, sítios e teatros em verdadeiros palcos de fé e emoção. A movimentação gerada nas cidades envolve redes de hospedagem, gastronomia, artesanato e serviços, comprovando o potencial da cultura como vetor de desenvolvimento econômico e social.

A cada edição, as montagens ganham novas abordagens — como a “Paixão de Cristo dos Bonecos”, no Teatro Apolo, e a “Jesus Sertanejo”, em Serra Talhada — reafirmando a diversidade criativa dos grupos locais. Assim, a rota da Paixão não apenas emociona o público, como amplia o acesso à cultura e projeta Pernambuco como referência em turismo cultural e religioso no Brasil.


* Com informação da Assessoria e foto/ imagem de divulgação/ Yuri Euzébio


Postar um comentário

0 Comentários