A tradição e a fé ganham destaque em Paulista com a retomada da Paixão de Cristo do Jardim Paulista Baixo, que acontece de 18 a 20 de abril, sempre às 20h, na Praça da Paixão de Cristo. O espetáculo gratuito é realizado pelo Coletivo Roda Mundo e reúne 70 artistas voluntários, mobilizando a comunidade em torno de uma encenação que mistura arte popular, religiosidade e inclusão social.
Encenada desde 1987, a Paixão de Cristo do Paulista foi reconhecida como Patrimônio Imaterial e Cultural do município em 2023, por meio da Lei nº 5.175/2023. Este ano, a montagem conta com o apoio da Prefeitura do Paulista, o patrocínio da UNINASSAU – Campus Paulista e a parceria da ONG Maria Joana, com sede em Paratibe.
Com direção de Washington Machado, que também integra o elenco da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, o espetáculo tem produção executiva de Valdir Júnior, diretor da ONG Maria Joana. A proposta valoriza a diversidade no palco, com participação ativa de idosos e pessoas com deficiência, reforçando o compromisso com a inclusão social.
Entre os destaques do elenco estão Eddie Azevedo (Jesus), Lívia Werika (Maria), Victor Rodrigues (João), Priscila Alencar (Madalena), além de Ragner Lira (Herodes), Junyor Magno (Pilatos), Iarisson Nascimento (Anás) e Taciana Barreto (Herodias). Os ensaios foram realizados desde janeiro na Escola Maria das Neves e culminaram no ensaio geral nesta quinta-feira (17).
“A Paixão tem uma grande preocupação com a inclusão social. O público idoso, o público PCD, todos fazem parte do espetáculo. Eles são acolhidos como artistas, são preparados e participam ativamente da encenação”, destaca Valdir Júnior.
Com forte apelo emocional e simbólico, o espetáculo convida moradores e visitantes a vivenciar “a maior história de amor que a humanidade já viu”, por meio de uma experiência coletiva de fé, cultura e transformação.
* Com informação da Assessoria e foto/ imagem de Arquivo / SEI
0 Comentários