O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma condição neurobiológica que afeta uma parte significativa da população infantil mundial. Estima-se que entre 5% a 8% das crianças apresentem o transtorno, com sua prevalência reduzida a cerca de 2,5% entre os adultos. Caracterizado por dificuldades de concentração, impulsividade e hiperatividade, o TDAH tem impactos profundos no desempenho escolar, nas relações sociais e na qualidade de vida dessas pessoas. Contudo, novas pesquisas apontam para estratégias inovadoras que podem auxiliar na melhora desses sintomas.
Uma dessas estratégias está relacionada ao uso de música instrumental. Estudos recentes revelam que a exposição a esse tipo de música pode ajudar as crianças com TDAH a reduzirem erros cometidos por desatenção, melhorando sua concentração e capacidade de foco. A música instrumental, livre de letras, parece proporcionar um ambiente mais favorável para o processamento cognitivo, sem as distrações causadas pelas palavras.
De acordo com a pesquisa publicada no portal Interd.net, essa prática pode servir como uma ferramenta valiosa dentro de um conjunto de intervenções para lidar com o TDAH. A ideia é que, ao escutarem melodias que induzem um estado de calma e foco, as crianças são capazes de melhorar a precisão em tarefas que demandam atenção constante.
A terapia musical, como é conhecida, tem se mostrado promissora não apenas como um auxílio acadêmico, mas também como uma alternativa complementar ao tratamento convencional. “A música instrumental atua como um modulador do ambiente mental da criança. Ela ajuda a reduzir a sobrecarga sensorial, permitindo que a criança se concentre melhor nas atividades que exigem atenção”, explica um dos especialistas da pesquisa.
Contudo, é importante ressaltar que a música instrumental não substitui tratamentos médicos tradicionais, como medicação e terapias comportamentais. A abordagem musical deve ser vista como uma ferramenta adicional, e seu uso deve ser acompanhado de perto por profissionais de saúde especializados. Além disso, é essencial a participação ativa de pais e educadores, que desempenham um papel crucial no acompanhamento do progresso da criança.
Com o avanço das pesquisas sobre o TDAH, novas possibilidades de tratamentos e formas de apoio à criança diagnosticada estão sendo exploradas. A inclusão da música instrumental no cotidiano das crianças com TDAH pode, assim, representar uma maneira eficaz de promover seu bem-estar, melhorando suas habilidades cognitivas e sociais de maneira mais natural e menos invasiva.
* Com informação da Assessoria e foto/ imagem de divulgação/ Victoria from Pixabay
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